PAULICÉIA, 23 DE OUTUBRO DE 2017. SEJA BEM VINDO! ACESSO RESTRITO

21-AGO-2017

Prefeitura de Paulicéia adota a campanha Segunda Sem Carne nas escolas municipais

Em parceria com a HumaneSocietyInternational, a Prefeitura irá servir refeições sem carne às segundas-feiras.

Fonte: Assessoria Prefeitura Municipal de Pauliceia

A Prefeitura de Paulicéia/SP em parceria com a HumaneSociety Internacional (HSI), uma das maiores organizações de proteção animal do mundo, lança a campanha Segunda Sem Carne. As refeições da merenda escolar deixarão a carne de fora todas as segundas-feiras para contar com opções saudáveis e nutritivas à base de vegetais.

Para auxiliar a implementação do programa, durante o primeiro semestre letivo, várias ações foram realizadas: formação com os profissionais do magistério e equipe de apoio escolar; entrega aos alunos e professores do livro “Nós adoramos as segundas-feiras”, com a presença da autora Tânia Veiga Judar. E por fim, a HSI realizou palestra de conscientização e capacitação as merendeiras para o preparo de deliciosas refeições vegetais. A nutricionista responsável pela alimentação escolar no município, Luana Ferreira Voltarelli, durante esta semana sensibilizou os envolvidos para a campanha que oficialmente será implementada na a partir desta segunda-feira, dia 21.

Os benefícios para a saúde são inúmeros, além de prevenir e combater diversas doenças crônicas, a redução do consumo de carne também ajuda a controlar a nova epidemia nacional: obesidade e sobrepeso. De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças entre cinco à nove anos de idade está com sobrepeso ou obesidade infantil.

Ermes da Silva. Prefeito de Paulicéia, disse: “Estamos muito felizes com a adoção da campanha Segunda Sem Carne em parceria com a HSI. Introduzir uma alimentação a base de vegetais para as crianças do município implicará em um futuro com adultos saudáveis.”

Já a gerente de políticas alimentares da HSI, Sandra Lopes ressalta que “Além dos benefícios para a saúde humana, temos também grandes impactos benéficos ao meio ambiente como, por exemplo, a grande economia de recursos hídricos e ainda um enorme ganho aos animais que terão suas vidas poupadas.”

A campanha, presente em mais de 30 países ao redor do mundo, convida as pessoas a tirarem a proteína de origem animal de seus pratos uma vez por semana, experimentando novos e saudáveis sabores, melhorando assim sua saúde, ajudando o meio ambiente e os animais.

No Brasil, a Segunda Sem Carne teve início em 2010 com a merenda vegetariana para as crianças das escolas municipais de São Paulo e desde então tem sido implantada em escolas, universidade, hospitais e estabelecimentos em geral.