PAULICÉIA, 11 DE DEZEMBRO DE 2017. SEJA BEM VINDO! ACESSO RESTRITO

Pauliceia adere programa Nacional Criança Feliz

Fonte: Assessoria Prefeitura Municipal de Pauliceia/ Por: Geovanni Gomes
Foto:Geovanni Gomes

Pauliceia, Panorama e Ouro verde aderiram o Programa Nacional Criança Feliz e para dar inicio aos trabalhos aconteceu à última etapa da capacitação das cuidadoras que irão trabalhar nas cidades que aderiram o programa nacional “Criança Feliz”.  O Programa lançado em outubro de 2016 pelo Presidente Temer e tem como embaixadora a Primeira-Dama Marcela Temer para promover o desenvolvimento integral das crianças.

Foram 3 etapas do curso de capacitação, sendo a ultima na cidade de Panorama (SP), ao final todo que participaram receberam o certificado de qualificado para começar a realizar os trabalhos do programa, que deve ter inicio imediato.

O programa é um reforço à rede de proteção social nos primeiros mil dias de vida das crianças, tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, ao considerar sua família e seu contexto de vida. No Estado de São Paulo, 222 municípios participarão do projeto, que deve atender cerca de 40 mil gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade.

A idéia é qualificar e incentivar o atendimento e o acompanhamento nos serviços socioassistenciais; estimular o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, em situação de vulnerabilidade e risco social; desenvolver ações de capacitação e educação permanente que abordem especificidades, cuidados e atenções a gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

A Assistência Social é uma das políticas que integra o “Criança Feliz”, que é um programa intersetorial. A participação fortalece atenções já desenvolvidas no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) às gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias, aprimora ofertas existentes no âmbito da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial.

Na região da Oeste Paulista as cidades que aderiram o programa foram Ouro Verde, Panorama e Pauliceia.