PAULICÉIA, 11 DE DEZEMBRO DE 2017. SEJA BEM VINDO! ACESSO RESTRITO

NOTÍCIAS
18-SET-2017

Pauliceia entra pela primeira vez no Programa Nacional Mapa do Turismo Brasileiro

Pela primeira vez, a cidade de Pauliceia figura no Mapa do Turismo Brasileiro. O levantamento elaborado pelo MTur (Ministério do Turismo)

Fonte: Assessoria Prefeitura Municipal de Pauliceia
Foto:Geovanni Gomes

Pela primeira vez, a cidade de Pauliceia figura no Mapa do Turismo Brasileiro. O levantamento elaborado pelo MTur (Ministério do Turismo) foi divulgado no começo da semana passada e classificou o município na categoria C, que possui cinco categorias (A, B, C, D e E), Agora o ministério sabe que Pauliceia tem potencial turístico.

A medição identifica o desempenho do potencial econômico do turismo de cada cidade. Na edição mais recente o MTur avaliou o nível de atratividade turística de 3.285 municípios brasileiros, dos quais 432 ficam no estado de São Paulo.

Pauliceia ficou classificado na “Rota de Destinos - Águas do Oeste” junto com: Lucélia; Adamantina; Salmourão e Panorama. 

De acordo com Inês Teresinha Nicola Diretora de Turismo Cultura de Pauliceia que é também a Interlocutora Regional do Mapa do Turismo, a presença do município no levantamento do governo Federal traduz o avanço das políticas públicas municipais voltadas ao turismo “Acredito que a pesquisa está alinhada à realidade exposta”, disse.

Quanto às ações que cabem ser implementada para fomentar o setor, Inês cita, entre outros, os recursos da câmara dos deputados para melhorar os principais pontos turísticos do município; e o plano diretor que esta sendo elaborado para o município participar também do MIT (Municípios de Interesse Turístico) “A base do planejamento turismo ele vai sair nesse plano diretor que esta sendo elaborado, que tanto serve como plano de ação, como ele vai servir para demonstrar o trabalho que estamos realizando e vamos realizar para os deputados aprovarem Pauliceia como município de interesse turístico”, Afirmou Inês.

Ainda sobre os próximos passos, a diretora de Turismo comenta que ela estará presente na 45ª ABAV Expo internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa para adquirir mais conhecimentos no assunto e para divulgar próximo evento que vai fermentar o turismo em Pauliceia, que se trata do 1º Torneio de Pesca Esportiva de Tucunaré que ira acontecer 03 e 04 de Novembro. 

ENTENDA — O Mapa do Turismo serve como base para o planejamento e a execução de políticas para o setor. É um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, a estruturação e a promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros. Neste ano, o levantamento apresenta nova categorização das cidades - de A até E - tendo como parâmetros o fluxo turístico e o número de empreendimentos regulares cadastrados. De acordo com o documento, 740 municípios, o que equivale a 23% do total, estão nas categorias A, B e C. Eles concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional.

Os demais ocupam, em geral, um papel no fluxo turístico regional. Para ser incluído no mapa, o município precisa cumprir algumas regras, como ter órgão responsável pela Pasta de turismo e destinar recursos para o setor na Lei Orçamentária. Além da nova classificação, o MTur informou, ao divulgar o Mapa, que a atualização do instrumento será feita a cada dois anos. Antes, não havia um período fixo para isso.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAPA DO SITE

GALERIAS