NOTÍCIA - PAULICÉIA ESTÁ EM 1º LUGAR ENTRE AS CIDADES DA REGIONAL DE SAÚDE DA ALTA PAULISTA

O Município de PAULICÉIA, conquistou o 1º Lugar no Ranking dos Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil 2023. O Resultado é referente ao 1º quadrimestre do corrente ano. Com o resultado o município é considerado o Melhor em Atenção Primaria da Regional de Saúde da Alta Paulista.
A Evolução da Saúde do município é o resultado do intenso trabalho da Equipe de Saúde, mantida pelo Prefeito Municipal ?Antonio Simonato? apoiada pela Câmara de Vereadores e população.
?Ter chegado nesta posição demonstra todo nosso trabalho ao longo desses anos e o quanto estamos focados em melhoria para oferecer para a população cada vez mais, uma equipe qualificada?. Disse Coordenador de Saúde ? Marcos Giraldo.
Sobre o Programa Previne Brasil
O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.
Em especial, temos o pagamento por desempenho que é um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios. Nesse componente, a definição do valor a ser transferido depende dos resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária (ESF/APS).
Os atributos da APS são fortalecidos pelo Pagamento por Desempenho do Programa Previne Brasil, o que induz o aprimoramento dos processos de trabalho e a qualificação dos resultados em saúde, além de otimizar aspectos como periodicidade e método da avaliação. Exemplo disso é que, por meio do monitoramento desses indicadores, podem ser avaliados os acessos, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas ESF/APS, fornecendo subsídios para medidas de aprimoramento das ações e dando mais transparência aos investimentos na área da saúde para a sociedade.

Créditos: Coordenadoria Municipal de Saúde