NOTÍCIA - Nova Alta Paulista em prosa, verso e fotografia. A cultura como manifestação da identidade regional

Quer fazer parte de um capítulo inédito da literatura da Nova Alta Paulista?? ?Seus registros fotográficos podem compor a memória fotográfica regional

“Quer fazer parte de um capítulo inédito da literatura da Nova Alta Paulista?” “Seus registros fotográficos podem compor a memória fotográfica regional.” Com esses slogans foram lançadas duas iniciativas culturais, que têm como objetivo central a constituição da identidade regional por meio da literatura e da fotografia. Pretendem-se a publicação da primeira antologia reunindo contos, poesias e crônicas e a organização do primeiro arquivo virtual de fotografias regionais.

Podem participar pessoas que nasceram e residem em qualquer uma das trinta e uma cidades constituintes das microrregiões de Adamantina, Dracena e Tupã, quem nasceu por aqui e reside em outras localidades, quem veio residir em algumas dessas cidades ou quem tem algum vínculo de trabalho, amizade ou parentesco com as mesmas. Em qualquer um dos casos, a temática é a mesma: memórias, vivências, percepções, personagens pitorescos, ou outros aspectos que remetam à caracterização geográfica, social, econômica, política ou cultural do espigão divisor Peixe Aguapeí, em sua porção ocidental denominada Nova Alta Paulista.

Os autores da antologia deverão pagar o equivalente a trinta reais por página, uma vez que os trabalhos serão compilados num livro impresso. Os textos deverão ser redigidos em até cinco páginas e os autores terão direito a um exemplar por página, podendo adquirir, a preço de custo, quantas unidades desejar. A exposição fotográfica receberá até duas imagens em cada uma das categorias: fotografias antigas e fotografias recentes. Pretende-se a formação de um arquivo virtual, sem custos para os inscritos.

Associações de escritores e órgãos públicos voltados à cultura, bem como apreciadores da arte fotográfica, costumam compilar produções amadoras em obras impressas e virtuais, brindando-nos com ricos acervos literários e imagéticos. Uma articulação que envolve trinta e um municípios dispostos em três regiões administrativas, por meio de um projeto que, financeiramente,se auto mantém, é menos comum.

Essa iniciativa cultural constitui uma das ações do Projeto Talentos e Produtos Regionais da Nova Alta Paulista, em parceria com o poder público municipal, especialmente das secretarias ou diretorias municipais de Cultura. O referido projeto baseia-sena economia criativa como inspiração para detectar, organizar e divulgar a arte em suas diversas manifestações (música, literatura, artes plásticas e outras), o artesanato, as manualidades e o processamento artesanal de alimentos. Sempre voltado ao fortalecimento das conexões intermunicipais e intra-regionais, o projeto atua em rede, tendo o poder público municipal como um dos seus pilares estruturantes. Conta com o apoio de instituições públicas e privadas e de apoiadores de diferentes segmentos sociais.

Para participar de uma ou das duas modalidades culturais, os interessados devem procurar a secretaria ou o departamento de Cultura do seu município, conhecer o regulamento e fazer a sua inscrição, até 31 de maio. A data prevista para o lançamento da antologia e para a divulgação do arquivo virtual de fotografias é setembro deste ano.

Nossos agradecimentos aos prefeitos municipais, aos agentes locais de Cultura, a todos os apoiadores e a você, escritor ou fotógrafo amador. Juntos, estamos escrevendo um capítulo inédito da história cultural regional.

Créditos: Prof.ª dr.ª Izabel Castanha Gil ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente e UniFAI