NOTÍCIA - Coordenadoria de Saúde inicia projeto de acompanhamento a gestantes

Coordenadoria de Saúde inicia projeto de acompanhamento a gestantes

A Prefeitura Municipal através da Coordenadoria de Saúde iniciou na ultima quinta-feira(31),  o grupo de acompanhamento a gestantes no Município de Paulicéia. O grupo é aberto a todas as gestantes do município em qualquer idade gestacional.As atividades ocorrerão sempre na última quarta-feira do mês na UBS.As interessadas podem procurar qualquer ESF para maiores informações.

Na abertura do projeto  tivemos a ilustre palestrante, a enfermeira e especialista em DOULA Margareth Furini, que abrilhantou o grupo com a palestra e orientações sobre a doula, prática que consiste no suporte emocional e físico à gestante e é considerada dentro da PNH (Política Nacional de Humanização) umas das práticas transversais e promotoras do parto normal e do parto humanizado.

A doula Margareth realizou orientações às gestantes, exercícios e massagens que podem ser realizadas pelas gestantes em qualquer idade gestacional e que contribuem para o vínculo e propiciam relaxamento.

As futuras mamães trabalharam também o hollding (cuidado), afeto e a amamentação como formador do desenvolvimento psíquico do bebê. em seguida todas passaram com o Obstetra Dr. Valter Caloni e foram agraciadas com mimos de suculentas carinhosamente enviadas pelo Coordenadoria de Assistência social do município.

 

Em seguida um café da manhã saudável elaborado por nossa nutricionista, Laís, com todas as gestantes trocando suas experiências e expectativas sobre esse momento tão esperado: o parto.

 

A organização contou com o envolvimento de todas as ESF/UBS (Fátima Celeste Rodrigues Da Costa DuarteFátima Teixeira, Josi, Amanda Almeida); enfermeiras da sala de vacina e vigilância epidemiológica (Vanucci e Lurdes Coutinho); nossas auxiliares de enfermagem e nossas queridas (o) ACS, O trabalho em grupo como preconizado pela PNH busca fortalecer as relações no território de referência e dos pacientes com sua equipe.


Créditos: Assessoria de Imprensa

Compartilhe na Rede!

Deixe seu comentário!

Nos ajude a manter uma comunidade saudável e vibrante ao reportar qualquer comportamento ilegal ou inapropriado. Denuncie Aqui!