NOTÍCIA - ORIENTAÇÕES SOBRE O RISCO À SAÚDE DAS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS

ORIENTAÇÕES SOBRE O RISCO À SAÚDE DAS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS

???? Orientações preventivas sobre os riscos à saúde causados pelo uso de drogas licitas e ilícitas.
O SUS garante o atendimento e acompanhamento para quem tem qualquer tipo de dependência química.
Entenda a diferenciação:
?Drogas lícitas: São aquelas que têm a comercialização liberada para maiores de 18 anos, como no caso do cigarro e do álcool.
?Drogas ilícitas: São aquelas que não têm a comercialização liberada, ou seja, são proibidas, como no caso da maconha e da cocaína.
Consequências das Drogas Ilícitas
As drogas ilícitas são um problema social e grande fonte de aumento para problemas mentais e psiquiátricos, como psicose, esquizofrenia, depressão e ansiedade.
O uso abusivo e a dependência em substâncias químicas são um problema global. No Brasil, em 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 400,3 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas e álcool.
O SUS garante o atendimento e acompanhamento para quem tem qualquer tipo de dependência química. A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada e tem papel fundamental na abordagem desses pacientes. A rede também conta com centros especializados nesse tipo de atendimento, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Que caminho o dependente químico deve percorrer no SUS para diagnosticar e tratar a doença?
A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada para o cuidado e desempenha papel fundamental na abordagem dos transtornos por uso de substâncias (TUS). Além da capilaridade, já que a APS está presente em todos os municípios brasileiros, é o nível de atenção que conhece a população, o território e os determinantes sociais que interferem nas mudanças comportamentais, dispondo, assim, de melhores condições para apoiar o cuidado na cessação do uso da substância.
Diferentes níveis de complexidade compõem o cuidado e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), podendo ser necessário o encaminhamento para a atenção especializada. Preferencialmente, o paciente será direcionado para um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD). Se estabelecimentos desse tipo não estiverem disponíveis, ele deverá ser referenciado para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que trata outros transtornos mentais além da dependência química, ou CAPS IJ (voltado para adolescentes) - a depender da idade.

Créditos: Coordenadoria Municipal de Saúde

Compartilhe na Rede!

Deixe seu comentário!

Nos ajude a manter uma comunidade saudável e vibrante ao reportar qualquer comportamento ilegal ou inapropriado. Denuncie Aqui!