NOTÍCIA - SAÚDE DE PAULICÉIA RECEBE "PRÊMIO LUIZA MATIDA"

SAÚDE DE PAULICÉIA RECEBE "PRÊMIO LUIZA MATIDA"

O trabalho realizado pela Prefeitura e Coordenadoria Municipal de Saúde, tem gerado reconhecimento nas mais diversas áreas de atuação. Entre os quais, está a 4ª edição do ''Prêmio Luiza Matida'', entregue no dia 5, na 7ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis Congênita, que aconteceu no Centro de Convenções do Ibirapuera, localizado na Avenida Ibirapuera, 1215, em São Paulo ? SP.
Dos 645 municípios do estado de são Paulo, Paulicéia ficou entre as 137 cidades que recebeu a premiação das ações para a eliminação da transmissão vertical da Sífilis Congênita.
Esta é a 7ª edição do ?Prêmio Luiza Matida?, e pela 1ª vez o município foi selecionado para receber a premiação.
''Ficamos entre os 11 municípios da DRS XI e entre os 03 municípios da Alta Paulista, sendo eles Paulicéia, Junqueirópolis e Tupi Paulista.''
TRANSMISSÃO
A Transmissão Vertical da Sífilis Congênita é a forma de transmissão que ocorre da mãe para o filho durante a gestação. A Sífilis Congênita é uma condição grave que pode causar má-formação do feto, aborto ou morte ao nascer. No caso a gestante é tratada e acompanhada evitando a transmissão para bebê.
No município, todas as gestantes são testadas no início da gestação, no segundo e no terceiro trimestre, através do pré-natal, realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quando detectado a infecção são tratadas com medicação específica e realizam exames laboratoriais mensalmente.
Todos os casos são notificados à Vigilância Epidemiológica do Serviço Ambulatorial Especializado em IST/HIV e Hepatites Virais, que também realiza o acompanhamento destas gestantes. O diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento, minimiza e/ou elimina o risco de a criança nascer com a infecção.
''O município tem trabalhado para garantir a saúde da população, oferecendo um atendimento de qualidade, sabemos que não é um trabalho fácil, mas contamos com a colaboração de nossos servidores, que muito se empenham para executar as ações propostas''
PRÊMIO LUIZA MATIDA
O Prêmio, do Programa Estadual DST/Aids-SP é uma homenagem à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida. Falecida em 2014, ela foi uma das responsáveis pela elaboração das políticas e ações de controle da sífilis no estado de São Paulo e trabalhou por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde.
A redução dos casos e a organização das ações de controle da sífilis no estado de São Paulo nos últimos anos deve-se em grande parte ao seu árduo e incansável trabalho.

Créditos: Coordenadoria Municipal de Saúde