NOTÍCIA - ENTREGA DE CADEIRAS DE RODAS FOI REALIZADA NO CENTRO COMUNITÁRIO DE PAULICÉIA-SP

A Coordenadoria Municipal de Saúde e Administração de Paulicéia em parceria com a Lumen et Fides - CER 2 (Centro Especializado em Reabilitação), referência em reabilitação física na região de Presidente Prudente, realizou no dia 01/10/2024 a entrega de 51 cadeiras, sendo 32 cadeiras de rodas e 19 cadeiras de rodas para banho, e ainda serão entregues sete cadeiras de rodas motorizadas.
A administração agradece a esta parceria tão importante e tambem as equipes que não mediram esforços para que este momento tão especial e transformador na vida desses pacientes acontecesse.
Para conseguir o equipamento, o paciente deve ser usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) e possuir solicitação médica. A Coordenadoria Municipal de saúde por meio do pedido, entra em contato com o CER 2 para agendar a avaliação do paciente através do Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo). Aqueles que estão acamados ou têm maior dificuldade de locomoção são avaliados no seu domicílio.
Conforme a fisioterapeuta Larissa Borba, a avaliação é realizada para selecionar o modelo e os acessórios adequados para a cadeira, de acordo com a condição clínica e as medidas do usuário. Isso pode ser feito por meio de avaliações médicas e técnicas, onde profissionais especializados verificam o tipo de deficiência e as necessidades específicas de cada indivíduo.
Os pacientes acamados ou com maior dificuldade de locomoção são avaliados no seu domicílio. Com base nessas informações é escolhido o modelo de cadeira de rodas mais adequado, selecionando os acessórios de acordo com a condição clínica e as medidas do paciente", explica.
Segundo o Presidente da Lumen et Fides, Geraldo Fernandes Nespoli Berardinelli, a entrega de cadeiras de rodas é um processo complexo, que envolve a identificação das necessidades do usuário, a fabricação ou aquisição da cadeira e a finalmente a sua entrega. "Trata-se de um serviço essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas com mobilidade reduzida e garantir sua inclusão social.
A entrega de cadeiras de rodas é um momento especial para o usuário, pois ela representa uma nova oportunidade de garantir a independência. É uma forma de melhorar a qualidade de vida e permitir que a pessoa participe ativamente da sociedade. As cadeiras de rodas são entregues em vários municípios jurisdicionado a DRS XI, sem custo para o paciente nem para o município, pois as mesmas são custeadas pelo Fundo de Ações Estratégicas de Compensação (FAEC), que é um recurso federal?.

Créditos: Coordenadoria Municipal de Saúde