
No dia 30/05 foi realizada no Centro Comunitário, uma roda de acolhimento com as mães atípicas de Paulicéia, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), Síndrome de Down, questões de saúde mental, deficiência física ou intelectual, dependência química e outras condições não especificadas.
A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadoria de Assistência Social e CRAS, que reuniu corações e experiências.
Sob a condução sensível da psicóloga da unidade de saúde, Jéssica Elias, da fonoaudióloga do Espaço Infinito, Vânia Querino, do psicólogo do CRAS, Paulo Moitinho, da gestora da Assistência Social, Luciney Matias, e da psicopedagoga convidada, Mary Rocha, foi proporcionado um espaço de escuta atenta e acolhimento genuíno. Contamos com a presença da Renata Devóglio assessora da câmara dos vereadores e também mãe atípica.
Neste encontro valioso, pudemos ofertar informações sobre os serviços essenciais de saúde, CRAS e assistência social, reafirmando nosso compromisso com o acesso integral para todos.
Um ponto crucial da nossa conversa foi a desconstrução da ideia de que mães e famílias atípicas são "guerreiras" solitárias.
Enfatizamos a importância vital de ter com quem compartilhar as dores, de buscar o apoio de profissionais qualificados para zelar pela própria saúde mental e emocional, para que possam cuidar de seus filhos e de suas famílias com ainda mais força e equilíbrio.
Conscientizamos sobre a importância do autocuidado e, acima de tudo, reforçamos que vocês não estão sozinhas nessa jornada pela inclusão e pelo acesso a serviços de qualidade!
Foi servido café da manhã para os participantes e sorteio de alguns ?mimos? para aquecer o coração.
Agradecemos imensamente a todas as mães que estiveram presentes, compartilhando suas histórias e fortalecendo nossa rede de apoio. A união e a troca de experiências são combustíveis poderosos para construirmos uma Paulicéia mais inclusiva e acolhedora para todos.
Créditos: Coordenadoria Municipal de Saúde
Compartilhe na Rede!