NOTÍCIA - Pauliceia recebe a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Pauliceia recebe a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, a Prefeitura de Pauliceia e a Coordenadoria de Assistência Social municipal, realizaram a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa na última sexta-feira, dia 29.

Como outras conferências, esta ocorre a cada dois anos ou de acordo com orientação do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, e tem como objetivo avaliar a implementação das políticas públicas e propor diretrizes para o período seguinte. Para tanto, são eleitos delegados que representarão os municípios nas conferências estaduais e nacional.

“Esse momento é importante, pois promove participação social e democratiza as decisões do poder público, fazendo com que as necessidades e anseios dos idosos entrem na agenda pública”, disse Ermes da Silva , Prefeito de Pauliceia.

As discussões da Conferência também foram permeadas por quatro eixos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Cada eixo foi trabalhado em grupos para que a partir de então fossem elaboradas propostas que serão apresentadas ao Conselho Estadual dos Direitos do Idoso e então entrar nas pautas da Conferência Estadual que será realizada ainda em 2019.

“Esta conferência foi um momento para os idosos discutirem as políticas públicas e propor novas ações para o fortalecimento da rede de proteção, além de conferir e avaliar o que está sendo realizado. Fico muito feliz pela participação de todos, em ver que muitas pessoas vieram para discutir e colaborar com as ações realizadas para os idosos”, finalizou a Presidente do conselho dos direitos do idoso municipal Adriana Freitas.