NOTÍCIA - Profissionais da educação aprendem noções de primeiros socorros

Profissionais da educação aprendem noções de primeiros socorros

Profissionais da rede municipal de educação de Pauliceia  participaram da capacitação em primeiros socorros. A medida faz parte do programa de formação continuada da Coordenadoria Municipal de Educação, previsto para este ano e atende a Lei nº 13.277, de 04 de outubro de 2018, conhecida como Lei Lucas.

Como agir em casos de asfixia (engasgo), queimaduras, choques elétricos, picadas por animais peçonhentos e mordida de animal raivoso? Qual a conduta correta diante de uma pessoa com sangramento nasal e o que deve conter a caixa de primeiros socorros? Esses e outros assuntos foram tema da capacitação.

Conhecida como lei Lucas, ela torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

A lei ganhou este nome em homenagem ao estudante Lucas Begalli Zamora, de dez anos, que em 2017 morreu após engasgar durante um passeio promovido pela escola. Na ocasião, as professoras que acompanhavam a excursão não sabiam como agir e não conseguiram salvar a vida do garoto. Com a dor da perda, a família do menino decidiu lutar para proteger outras crianças e conseguiu que a lei fosse aprovada pelo Congresso Nacional.

O conteúdo programático inclui ainda orientações para chamar por ajuda e garantir a segurança da cena, sobre hemorragias, acidentes odontológicos e oftalmológicos, hipoglicemia e crise convulsiva, ataque cardíaco e derrame cerebral (AVC),suporte básico de vida (parada cardiorrespiratória), afogamento e alcoolismo. A capacitação, que aborda também a importância da prevenção de acidentes na escola, destacando o que deve ser observado para evitar riscos.