NOTÍCIA - Jovem pauliceiense conquista vaga em curso conceituado da Universidade Federal

Jovem pauliceiense conquista vaga em curso conceituado da Universidade Federal

Estudante que trabalhava vendendo espetos aos sábados na feira de Pauliceia é aceita na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) campus de Osasco, região metropolitana de São Paulo no curso de Relações Internacionais (RI), um dos cursos mais concorridos da instituição, apresentando um dos melhores desempenhos possíveis na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A jovem pauliceiense de apenas 18 anos, Marcela Furlan de Cena é a segunda de quatro irmãos, e ao longo de toda a vida estudantil estudou em escolas públicas, com especial atenção para a escola estadual situada em Pauliceia/SP, E.E Prof. Orlando Guirado Braga, onde concluiu o ciclo básico, e a ETEC Carmelita Barbosa, vinculada ao Centro Paula Souza, e localizada no município de Dracena/SP, no qual cursou o Ensino Médio, vale frisar que nos últimos três anos de sua formação, a atual universitária percorria diariamente cerca de 80 km diários para ir até a instituição de ensino e retornar para casa.

 

No dia 8 de janeiro Marcela mudou-se para a região metropolitana da capital paulista, onde iniciou um curso no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que compõe o sistema S, durante o curso a ribeirinha participou de um processo seletivo na instituição no intuito de estagiar na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e galgando o cargo almejado, a pauliceiense está atuando durante três dias da semana no SENAI e por dois dias semanais no departamento contencioso/jurídico da empresa de trens.

Em 2019 enquanto ainda estudava, a jovem alcançou 960 pontos na redação do ENEM, a nota máxima é 1000 pontos, indicando o domínio da língua e capacidade argumentativa da jovem interiorana. Para auxiliar a custear seus materiais e gastos, a jovem estudante trabalhava aos sábados na feira livre de Pauliceia desde o final do ano de 2018, vendendo espetinhos aos turistas e munícipes que frequentavam a feira local. A pauliceinse também está aperfeiçoando sua escrita por meio do curso de Especialização em Redação da USP, campus localizado na cidade universitária do Butantã, na capital paulista.

?Marcela, assim como os irmãos, abriram mão de muita coisa para se dedicar a esse objetivo, e agora o sonho está concretizado. O padrasto Cesar, o pai e eu incentivamos de todas as maneiras possíveis que ela fosse em frente, estamos muito emocionados em vê-la ganhar o mundo.? Diz Rousselita Aparecida Furlan, 46, mãe da universitária.

O curso de Relações Internacionais busca analisar a forma como as nações se relacionam considerando as características multifacetárias de cada país: cultura, economia, política, religião, sociedade e a partir desta compreensão gerir melhor tais relações dentro do governo, ONGs, empresas privadas, dentre outras possibilidades, os profissionais de RI são indispensáveis na contemporaneidade globalizada.

Nessa quinta-feira, dia 12, Marcela realizará sua matrícula na UNIFESP campus de Osasco, a pauliceiense passará a frequentar as aulas a partir da próxima segunda-feira, dia 16, em período integral. A conquista da futura bacharel em Relações Internacionais, vai além dos méritos individuais, houve a participação e incentivos da mãe, padrasto, professores, parentes e amigos e representa não somente ao município de Pauliceia mas para toda a Alta Paulista, segunda região mais pobre do estado, que os jovens são capazes de realizar seus sonhos e por meio da educação vislumbrar novos horizontes.

Por meio desse exemplo de garra, a juventude regional encontra um parâmetro que comprova o poder trasnformador da leitura e da educação, encontrando em Marcela a prova de que somente por esse caminho é possível alcançar a mobilidade social, mudar o mundo, a sociedade e realizar os mais diversos sonhos, a jovem que deixa a feira livre para adentrar à universidade faz jus a frase ?Saber é poder?.


Créditos:

Compartilhe na Rede!

Deixe seu comentário!

Nos ajude a manter uma comunidade saudável e vibrante ao reportar qualquer comportamento ilegal ou inapropriado. Denuncie Aqui!