NOTÍCIA - Prefeitura Municipal adota sistema de Pregão Eletrônico

Prefeitura Municipal adota sistema de Pregão Eletrônico

Sistema será utilizado nas licitações de materiais e serviços da administração municipal.

A Prefeitura Municiapal de Paulicéia, está adotando o pregão eletrônico nas licitações de materiais e serviços da administração municipal. A modalidade é usada em municípios de todo o país e recomendada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O objetivo de instituir o pregão eletrônico é dar mais transparência às compras e gerar mais economia para os cofres municipais.

Com a ampliação do número de empresas concorrentes e a maior agilidade do processo, aumenta a competitividade e diminui o preço final do produto ou serviço a ser contratado pela prefeitura. Como é feito hoje, as licitações serão feitas por valor global, lotes ou itens.

?O pregão eletrônico dá muito mais transparência e aumenta a concorrência. Isso gera maior competitividade e economia, que são dois princípios da Lei de Licitações. Tirando isso, a gente não precisa do espaço físico para realizar a licitação?, explica Edson, responsável pelo setor de licitações.

Os editais de licitações continuarão a ser publicados, como determina a lei, mas as empresas e pessoas físicas cadastradas também serão avisadas por e-mail sobre a data dos pregões relativos às suas respectivas áreas de atuação. Na data marcada, os lances serão dados em uma espécie de sala de bate-papo virtual, dentro de um limite de tempo pré-estabelecido no sistema.

Assim como na licitação presencial, o vencedor deverá apresentar os documentos e certidões necessárias e, no caso de algum problema, será convocado o segundo colocado e, assim por diante.

Com maior transparência, diminui o risco de contestação pelas empresas que não vencerem a concorrência.

Mais informações poderão ser obtidas no Setor de Licitações, no Prédio da Prefeitura Municipal de Paulicéia.

Créditos: