Com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção da leishmaniose visceral, a Coordenadoria de Saúde de Pauliceia realiza no período de 10 a 15 de agosto diversas ações educativas.
Os trabalhos farão parte da Semana Estadual de Combate e Prevenção à Leishmaniose Visceral. As ações devido a pandemia do novo coronavírus estão sendo por meio de redes sociais e através de moto som, sem aglomeração e com todas os cuidados necessários.
A doença
A Leishmaniose Visceral, conhecida popularmente por ?calazar? é uma doença sistêmica, que acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea, e é transmitida pelos insetos flebotomíneos, porém, o principal hospedeiro urbano é o cão doméstico. Entre humanos, principais vítimas são crianças de até dez anos, idosos e pessoas com baixa imunidade. Sintomas: emagrecimento, febre baixa e aumento do baço e do fígado.
Para prevenir a Leishmaniose Visceral é necessário adotar medidas como evitar construir casas e acampamentos em áreas muito próximas à mata, fazer dedetização quando indicada pelas autoridades de saúde, evitar banhos de rio ou de igarapé localizados perto da mata, utilizar repelentes na pele quando estiver em áreas de mata onde doença ocorre, manter a casa limpa e cuidar da saúde dos cães.
Faça sua parte prevenção é o melhor remédio!
Créditos: Assessoria de Imprensa
Compartilhe na Rede!